1. Geral

1.1 -
O que eu preciso pra jogar Tibia?


Para entrar no Tibia é fácil. Por favor siga as instruções a seguir:






  • Se inscreva para criar
    uma conta. Sua conta vai ser mostrado no website. Por favor lembre-se
    dela com cuidado. A senha para sua conta será enviada para o seu
    e-mail.

  • Baixe o cliente do jogo e instale ele no seu computador.
  • Entre na conta e crie um personagem clicando no botão apropriado.

  • Agora você pode entrar no jogo. Para fazer tal, inicie o cliente e selecione "Enter Game"

Para informação detalhada por favor leia a seção de manuais para saber
como configurar o jogo. Se você precisar de uma introdução rápida, por
favor leia o quickstart.





1.2 - O Tibia é de graça?



Sim! Você pode jogar livre de custos pelo tempo que você desejar e desfrutar da maioria dos recursos que o Tibia ofereçe!

No entanto, se você gostar do jogo, você pode considerar mudar a sua
conta de graça para uma Premium Account. Isso vai dar benefícios
adicionais e permitirá que você consiga uma experiência do Tibia
completa! Entre na sua conta e clique no "Get Premium Account" para
começar o processo de pedido.




1.3 - Quais são os requerimentos do sistema para o cliente do jogo funcionar?



O programa do cliente roda em todos os Windows 95/98/ME/XP/2000 com
DirectX versão 5.0 ou superior. Você pode baixar o DirectX atual do
website da Microsoft. No entanto, para garantir a melhor experiência
para jogar Tibia, nós recomendamos que sua CPU tenha mais de 500 MHz ou
superior e um adaptador de gráficos com aceleração 3D (exemplos:
cartões com ATI Radeon ou NVIDIA GeForce)




1.4 - Existem outros clientes do Tibia para outros sistemas operacionais (por exemplo: Linux ou Mac OS)?



Versões de clientes para sistemas operacionais além de Windows
95/98/ME/XP/2000 não estão disponíveis no momento. No entanto, isso pode
mudar no futuro então certifique-se de olhar o website do Tibia de vez
em quando.

O antigo cliente do Unix/Linux não está mais disponível. No entanto,
você pode jogar Tibia usando o cliente do windows num sistema Linux com a
ajuda do "Wine". Para detalhes por favor veja o guia de instalação






2. Sistema de Contas
2.1 - Eu esqueci a minha senha e/ou minha conta. O que eu posso fazer?



Se você esqueceu sua senha ou/e sua conta, por favor use Lost
Account Interface. Por favor note que a sua nova senha e/ou sua conta
serão enviadas somente para o e-mail que estiver atribuído a sua conta
do Tibia.
Se você perdeu acesso ao e-mail, tente recuperar. Se a sua conta é
registrada, você pode facilmente reatribuir um endereço de e-mail a sua
conta do Tibia usando a sua recovery key.
Se você não registrou sua conta, tente contatar o seu provedor de e-mail
e pedir por ajuda. Se você registrou a conta e perdeu sua recovery
key, você pode requisitar uma recovery key nova através do Lost Account
Interface. No entanto, terá um preço de 5 EUR para a requisição da
nova recovery key.
Uma vez que você tiver acesso ao seu e-mail, por favor use a Lost
Account Interface para requisitar uma nova senha e/ou sua conta. Nós
lamentamos informar que você não conseguirá recuperar seu número da
conta através do Lost Account Interface, e nosso suporte a e-mail não
poderá ajudar-lhe.




2.2 - Como eu consigo uma nova recovery key?



Novas recovery keys podem ser requisitadas em caso de perda. No entanto será cobrado o valor de 5 euros pelo este serviço.
Para requisitar uma nova recovery key abra a Lost Account Interface.
Especifique seu problema lá e siga as instruções. Você será levado a
um formulário de pagamento aonde você deve inserir os detalhes para
pagamento.
Uma vez que seu pagamento for confirmado, uma carta postal será enviada
ao endereço que você forneceu no registro de sua conta. Essa carta
conterá uma chave de confirmação. Use a Lost Account Interface de novo,
selecionando "I need a new recovery key", e depois "I have already
received the letter with the confirmation key para a nova recovery
key.", e digite a chave de confirmação.
Sua nova recovery key será mostrada. Essa chave será mostrada somente
uma vez e você não irá receber um e-mail com a sua recovery key nova
incluída, por essa razão se certifique de escrever com cuidado e
guardá-la num lugar seguro.




2.3 - Eu recebi a mensagem "Account disabled for five minutes". O que isso significa?



Para proteger a sua conta de tentativas de hack, você não pode
entrar na sua conta por cinco minutos se alguém tentou entrar na sua
conta e falhou cinco vezes seguidas. Simplesmente entre na sua conta
após que esse período de espera passar. Por favor lembre-se de ver as
Dicas de Segurança para descobrir como proteger a sua conta de hack.

Se você esqueceu sua senha ou um hacker mudou ela, use a Lost Account Interface para recuperar acesso a sua conta.




2.4 - Eu recebi a mensagem "IP address blocked for 30 minutes". O que isso significa?


Por razões de segurança endereços de IP são bloqueados por trinta
minutos se uma senha errada foi entrada muitas vezes desse endereço de
IP. Por favor note que se você entrar uma senha errada após estes 30
minutos, esse período de tempo vai ser extendido. Se você está jogando
numa rede e você está certo que a senha que você entrou é a correta, por
favor contate o administrador do sistema para descobrir quem é o
abusador ou para ajustar a rede para que isto não seja abusado. Você
pode considerar mudar seu provedor de internet se esse problema
continuar a acontecer.

Em caso de perda de senha ou um hacker tenha mudado a senha por favor
use a Lost Account Interface. Uma nova senha será enviada ao e-mail
atribuída a sua conta se você provar que você é o detentor da conta.




2.5 - Eu mudei o meu endereço de e-mail e agora não posso entrar na minha conta. O que eu posso fazer?


Se você mudou o e-mail da sua conta, uma nova senha será enviada ao
novo endereço. Por favor verifique seu e-mail para ver a nova senha. Se
você não tiver recebido a senha num período de algumas horas, é
possível que você tenha entrado um e-mail errado. Não se preocupe. As
mudanças de e-mail e a nova senha serão canceladas se você não entrar
na sua conta num período de 24 horas após o e-mail ter sido mudado.
Simplesmente espere até o próximo dia, e entre a sua senha antiga. Se você ainda quiser mudar o seu e-mail, você pode tentar novamente agora.




2.6 - O email que foi atribuído a minha conta do Tibia foi hackeado. O que eu posso fazer?



Se você tiver perdido acesso a sua conta de e-mail, tente atribuir
sua conta a um e-mail diferente. Se sua conta for registrada você pode
facilmente reatribuir a um novo e-mail de sua escolha usando a sua
recovery key. Se você tiver perdido a sua recovery key, você pode
requisitar uma nova recovery key através da Lost Account Interface.
Note, no entanto, que você será cobrado por esta requisição.
Se você não tiver registrado a sua conta, faça isso assim que possível e
use sua recovery key para atribuir a sua conta do Tibia para um e-mail
diferente. Alternativalmente, você pode selecionar a opção "Chage
e-mail address" na sua conta para começar o processo de mudança do
endereço de e-mail atribuido. Note, no entanto que este demorará 30
dias para ser completo.
Se sua conta do Tibia não é registrada e você perdeu acesso a ambas
contas de Tibia e de e-mail, tente contatar o seu provedor de e-mail e
pedir por ajuda para recuperar o acesso ao e-mail atribuído. Uma vez que
você tenha seu e-mail de volta, use a Lost Account Interface para
recuperar acesso a sua conta do Tibia. Lembre-se de registrar a
sua conta assim que você recuperar o acesso a sua conta. Nós
recomendamos também que você se familiarize com as dicas de segurança do
seu provedor de e-mail para evitar problemas futuros.




2.7 - Alguém conseguiu acesso a minha conta e mudou minha senha ("hacking"). O que eu posso fazer?



Primeiramente você deve encontrar como esta outra pessoa conseguiu os dados
de sua conta e se certifique que isso não acontecerá denovo! Por favor
veja nossas dicas de seguranças por dicas preciosas para como
identificar e remover o problema. Lembre-se que se você tentar recuperar
a sua conta antes do problema de segurança for removido é bem provável
que o hacker conseguirá acesso a sua conta denovo. Uma vez que você
removeu o problema de segurança você pode recuperar acesso a sua conta
usando a Lost Account Interface.

Lamentamos informar que se a Lost Account Interface não pode ter ajudar, nosso suporte de e-mail não poderá ajudar você também.




2.8 - Por que eu não recebi um e-mail enviado do Lost Account Interface ou pelo Customer Support?



Sempre que você requisitar uma nova senha através do Lost Account
Interface um e-mail contendo a chave de confirmação será enviada para o
e-mail atribuído a sua conta. Se você não recebeu o e-mail ainda, é
possível que não chegou por alguma razão. Primeiramente, seu e-mail não
pode estar cheio. Também, certifique-se que o seu filtro de spam do seu
e-mail não identificou o e-mail como spam e blockeou o e-mail. Note
que é possível que você receba um e-mail do Tibia, mas e-mails
posteriores podem se redirecionadas a lixeira. Os e-mails do Tibia que
você encontrar no seu filtro de spam devem ser marcados como "Não é
spam" para que você sempre receba e-mails de [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ou [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]. Nós recomendamos que você adicione estes dois e-mails para o seu livro de endereço ou lista de contato.




2.9 - Por que não consigo requisitar uma nova senha no Lost Account Interface?


Uma vez que uma requisição foi submetida, você não pode recomeçar o
processo até que você tenha completado o primeiro o primeiro ou pelo
menos 24 horas tenham passado desde a sua primeira requisição.
Simplesmente espera até o próximo dia. A primeira requisição será be cancelada, e você poderá usar o Lost Account Interface denovo.




2.10 - É possível transferir um ou mais personagems para outra conta?



Não. Todos os personagems são atribuídos a somente uma conta, e não tem nenhum modo de movê-los para outra conta.




2.11 - É possível transferir personagems para outros mundos?



Não. Se você realmente deseja jogar com um personagem que já
existe num mundo diferente, tudo que você tem que fazer é deletá-lo e
criar um novo personagem com o mesmo nome no mundo que você deseja
jogar. Por favor note que isso pode levar vários meses após o
deletamento do personagem para que o nome fique disponível novamente.




2.12 - Eu posso mudar minha conta?



Não. Números de contas não podem ser mudadas por razões técnicas.






2.13 - Como posso deletar a minha conta?



Não é possível deletar contas imediatamente. No entanto, uma vez
que todos os personagems de uma conta serem deletados, a conta também
será deletada após alguns meses.




2.14 - Quando os personagems são automaticamente deletados?



Personagems abaixo do nível 20 são deletados automaticamente se eles não forem usados num período de n meses aonde n é equivalente ao level do personagem.
Por favor lembre-se que esta regra se aplica somente em personagem com
free account. Personagems com Premium Account não serão deletados
automaticamente.
Quando um personagem for deletado, o nome deste personagem estará
bloqueado por algum tempo para garantir que os personagems novos não
sejam confundidos com os personagems deletados.




2.15 - Como eu posso renomear meu personagem?

Nomes só podem ser mudados se eles violarem as Regras do Tibia. Se você
tiver um personagem com um nome ilegal, ou se você encontrar um
personagem com nome ilegal, você pode denunciá-los aos tutores. Tutores
podem denunciar nomes ilegais para ao Customer Support que detêm a
palavra final em quais nomes serão trancados. Se um dos seus personagems
forem bloqueados por causa do nome, você pode renomeá-los quando você
entrar na sua conta. "View" a entrada correspondente na sua criminal
record e clique em "Rename" para escolher um novo nome ao seu
personagem. Se o seu novo nome for válido, o customer support irá
aprová-lo. Se um nome ilegal for proposto, ele será rejeitado e você
será pedido para pensar em outro nome que seja legal sob as Regras do
Tibia.

3. Premium Accounts

3.1 - O que são premium accounts e como eu consigo uma?



Uma Premium Account dá habilidades e vantagens adicionais
dentro e fora do jogo. Para aprender mais sobre os benefícios dê uma
olhada na página premium. Mudar a sua Free Account para uma Premium
Account é fácil! Simplesmente vá á Interface de Pagamento Online e siga
as instruções.

Para descrição detalhada do processo de pedido por favor olhe nossa seção de manual sob "Online Payment Interface"




3.2 - Eu já paguei uma premium account e não recebi ela. O que está acontecendo?


Sua Premium Account não será atribuída a sua conta até que nosso
parceiro de provedor de serviço de pagamento element5 confirme seu
pagamento. Por favor espere algum tempo até que isso aconteça.
Dependendo no método de pagamento escolhido e também dependendo da sua
localização pode demorar mais de três semanas
até que o seu pagamento chegue, especialmente se você tiver pago
usando cheque, transferência bancaira ou por envio de dinheiro.
Pagamentos feitos com cartão de crédito são normalmente processados em
24 horas.

Para verificar o estado atual do seu pagamento por favor contate o
element 5 através da interface online ou através do hotlines deles:






  • EUA: +1 (952) 646 5022
  • Alemanha: +49 (0) 221 31088 30

Lembre-se de sempre determinar o seu número de referência de pedido quando falando com a element 5.





3.3 - O que acontece quando minha premium account acaba?



Quando uma premium account expira você será como um free account
normal denovo, por exemplo, você perderá todos os benefícios premium.
Por exemplo, você perderá suas casas, promoções serão suspensas e você
não poderá lançar premium spells denovo e você não poderá visitar Edron
ou Darama mais. Se você decidir comprar uma nova premium account,
todos os recursos serão reativados, por exemplo, você não precisa
re-comprar as magias premiums e promoções premium denovo.
Você ficará com o seus items, mesmo aqueles que estavam mantidos na sua
casa quando sua premium acabou. Esses items serão simplesmente
transferidos para o depot da cidade que a sua casa pertencia. No
entanto, por favor note que você não poderá reaver os items que estavam
depositados em depots nas áreas premiums até você renovar a sua
premium. Os skills e níveis dos seus personagems se manterão sem
mudanças. Mesmo sem a premium sua conta ainda poderá desfrutar da
segurança adicional providenciada de registro de conta.




3.4 - Como eu posso comprar uma Premium Account para outra pessoa?


Se você deseja pagar uma premium account para outra pessoa, por
favor vá à interface de pagamento online. Lá você encontrará
informações sobre os pagamentos. Os nossos contratos (Extended Service
Agreement, as Regras do Tibia, e a Tibia Privacy Policy) são mostrados
lá.
Uma vez que você tenha aceito eles, por favor entre sua idade e escolha
"I want to order a Premium Account for an account of another player".
Na página seguinte, entre o nome do seu personagem da conta que você
deseja pagar. E você também deve colocar seu nome e um comentário
pessoal para que o jogador a receber saiba de seu nome e a razão para
essa feliz surpresa.
Por favor se certifique de dar os dados corretos por que nós
aconselhamos todos os jogadores para aceitar Premium Accounts pagos por
outros se eles não souberem quem que mandou e porque. Não se esqueça de
especificar a duração da Premium Account que você deseja comprar. Uma
vez que você submeteu o seu pedido, uma página de confirmação será
mostrado aonde você pode rever suas entradas. Se a data mostrada for
correta, clique em "Continue" para confirmar o pedido.
Você será redirecionado para a interface de pedido da element 5 aonde
você precisará colocar seus dados pessoais e sua informação de
pagamento. Uma vez que você completou o pagfamento, você receberá um
e-mail de confirmação do element 5. Por favor lembre-se que, por razões
de segurança, pagamentos que foram feitos por outras pessoas tem que
serem aceitos pelo recebedor da Premium Account. Lembre-se que as
premium accounts podem ser compradas somente para contas registradas.

Lembre-se:
O nome de um personagem de uma conta é tudo que será preciso para
comprar uma premium account para outra pessoa. Se alguém quer comprar
uma Premium Account de você, você não precisa dar sua senha ou o número
da sua conta. Lembre-se, você não deve dizer os dados da sua conta sob
quaisquer circumstâncias.




3.5 - Eu comprei uma premium account para outra pessoa, mas ela não foi entregue ainda. O que houve?


Por razões de segurança, pagamentos que foram feito por outras
pessoas além do dono da conta, precisam ser aceitas pelo recebedor da
Premium Account. Para fazer isso, tudo que o jogador precisa fazer, é
entrar na sua conta. Lá ele encontrará uma nota sobre um pagamento
aberto no topo da página. Tudo que ele precisa fazer é clicar no botão
"View" na tabela correspondente e seguir as instruções nas páginas que
seguirão. Uma vez que o pagamento for aceito, a Premium Account será
ativada no próximo login.




3.6 - Eu quero um reembolso da minha Premium Account. O que eu preciso fazer?



Um reembolso da premium account só pode ser reclamado nos primeiros
14 dias depois que o pagamento chegou. A premium não pode ter sido
usada. Por favor mande um e-mail para [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
e diga-nos o nome do seu personagem e a número de referência do pedido
para o Customer Support verificar o pagamento. Mas não daremos um
reembolso se você já jogou com a premium account.




3.7 - É possível transferir dias da minha premium account para outra conta?


element 5 é e a nossa companhia parceira que cuida de todos os
pedidos e pagamentos abrangendo as Premium Accounts do Tibia sob nossa
responsabilidade. Para uma descrição do processo de pedido por favor
olhe nosso manual na parte de interface de pagamento online. Se você
tiver um problema de pagamento, por favor contate a element 5 através da
webpage online da element 5 ou através da hotline deles:






  • EUA: +1 (952) 646 5022

  • Alemanha: +49 (0) 221 31088 30

Sempre lembre de ter seu número de referência do pedido quando estiver falando com a element 5.





3.8 - O que é element 5?



Não. Uma premium account ativada não pode ser atribuída para uma conta de Tibia diferente.




4. Gameplay
4.1 - Como eu posso subir escadas?



Para subir uma escada simplesmente clique no campo na frente da
escada usando o botão direito do mouse e clique em "Use" no menu que
aparecerá.






4.2 - Como eu posso subir um buraco?



Para subir um buraco primeiramente você deve ter uma corda. Você
pode reconhecer buracos no teto por manchas mais claras do que o resto
no chão. Use a corda neste campo mais claro e seu personagem subirá o
buraco. Note que isso funcionará mesmo que tenha algo no buraco da corda
ou se você estiver em cima deste campo. Se você estiver perto de um
buraco no chão, você pode usar a corda para puxar personagems, objetos e
até criaturas do andar inferior.





4.3 - Como eu recupero vida e/ou mana?



Para recuperar vida ou mana, você precisa comer alguma comida. Para fazer isto clique com o botão direito do mouse
em alguma comida e selecione "Use". Agora, sua vida e sua mana irão
aumentar devagarmente por um período limitado de tempo. Se você tiver
poções especiais disponíveis que recuperam sua vida imediatamente ('life
fluid") ou mana ('mana fluid"). Se você for experiente com mágica,
existem várias magias e runas que você pode usar para recuperar a sua
vida, outros personagems ou criaturas. Os padres vivendo nos templos de
cada cidade irão curar as feridas graves livres de custos se você
pedí-los para curá-lo.






4.4 - O que são soul points e como eu recupero eles?



Soul points são necessários em adição à mana para fazer runas. O
máximo de soul points para um personagem regular é de 100, e de 200
para personagems promovidos. Se você ganhar
experiência que for igual ou superior ao nível do seu personagem, você
recuperará soul points por um tempo. Por exemplo, se você for um
personagem nível 10, você precisa matar um monstro que dê pelo menos 10
pontos de experiência, por exemplo, uma snake que você matou sozinho.
Assim que você fizer isso, seus soul points serão recuperados por um
período de 4 minutos. Personagems normais recuperarão 1 soul points a
cada 2 minutos, personagems promovidos recuperarão 1 soul points a cada
15 segundos. Personagems também obtêm um soul point a ada 15 minutos se
eles estiverem dormindo numa cama.






4.5 - O que é stamina?



O contador de stamina indica quanto tempo um personagem tem até ele
estiver muito cansado de ganhar experiência enquanto estiver caçando.
Personagems pode caçar por um período de 56 horas antes deles parararem
de ganhar experiência. No entanto, durante as 14 horas finais, as
criaturas mortas darão apenas metade da experiência. Stamina se regenera
quando um personagem está fora do jogo. Para cada 2 minutos que você estiver logado, seu personagem ganhará 1 minuto adicionado a sua stamina.






4.6 - Qual é o modo mais seguro de trocar items com outros personagems?




tem um modo seguro de trocar items no Tibia que é certeza que você não
será enganado. Clique com o botão direito do mouse no item que você
gostaria de trocar e selecione "Trade with.." no menu que aparecerá.
Agora clique no personagem que você gostaria de fazer a troca. Se seu
parceiro mostrar o item que ele gostaria de oferecer, você verá ambos
items oferecidos por ambos você e seu parceiro. Se você estiver satisfeito
com a oferta, clique em "Accept". Se ambos parceiros de troca tem
espaço suficiente e capacidade para carregar o novo item, a troca
acontecerá. Se você não aceitou a oferta de seu parceiro, clique em
"Reject". Se um ou mais dos parceiros de troca recusarem a oferta ou
você não tiver espaço ou capacidade suficiente, a troca simplesmente
será cancelada.

Por favor note que qualquer outro tipo de troca (por exemplo: "parcel
trade") é um risco desnecessário que você não precisa correr. Lembre-se
que roubo de items não é uma violação das Regras do Tibia, então os
gamemasters não poderão ajudá-los se alguém roubá-lo.





4.7 - Quando eu posso sair de Rookgaard, e eu posso retornar pra Rookgaard uma vez que eu tenha entrado no continente principal?


Você pode sair de Rookgaard assim que você alcançou o nível 8. Para
fazer isto vá ao The Oracle na vila. Por favor note que você é
aconselhado a sair de Rookgaard uma vez que você chegou no nível
necessário. Se você continuar a ganhar níveis com seu personagem em
Rookgaard você ganhará menos vida, mana, skills e etc. do que você
receberia se você tivesse saído de Rookgaard. Estes valores não serão
reajustados se você escolheu uma vocação e saiu de Rookgaard num nível
superior ao nível 8.
Lembre-se de que é impossível retornar a Rookgaard a não ser que seu
personagem morra o bastante para que o nível dele seja reduzido a 5. Se
isso acontecer, os personagems são reiniciados completamente. Isso
significa que eles aparecerão no templo de Rookgaard no nível 1. Eles
perderão todos o seu equipamentos, items que estavam sendo carregados
assim como níveis, habilidades e magias. A única exceção a regra é sobre
os items depositados nos depots, eles não serão deletados. Os
personagems podem recuperá-lo assim que saírem de Rookgaard novamente.






4.8 - Como eu mando correio no Tibia?



Em todas as cidades no Tibia tem um serviço postal que permite que
você mande mensagems para depots de outros jogadores. Tudo que você
preisa fazer é comprar uma carta ou uma parcel num posto de correio.
Escreve o nome do destinatário na primeira linha e o nome da cidade na
segunda linha da carta ou da label. Se você tem uma parcel que você
gostaria de enviar, não se esqueça de colocar a label na parcel. Uma
vez que você completou esse processo, simplesmente jogue a sua carta ou
parcel em uma das caixas de correio azul.





4.9 - Minha carta parou na caixa de correio. Por que o envio falhou?



Por favor verifique se o nome do destinatário e a cidade estão
escritas corretamente. Um erro de digitação como uma letra supérflua um
espaço em branco atrás do nome pode ser suficiente para o envio
falhar. Se é uma parcel que você gostaria de mandar, por favor
certifique-se que você colocou uma label dentro dela. Note também que
para enviar uma parcel ou uma letra, ambas não podem ter sido usadas
antes em um envio anterior. Correio que já foi carimbado não serão
entregues uma segunda vez.





4.10 - Eu gostaria de promover meu personagem. O que eu devo fazer?



Promoções ofereçem várias vantagems importantes para personagems.
Para saber mais destes benefícios, olhe no manual na seção de promoções.
Promoções são dadas pelo rei de Thais, a rainha de Carlin, o emperador
anão de Kazordoon e o grande vizier de Ankrahmun. Você precisa falar com
qualquer um destes NPCs e pedí-los para promover você. Se seu
personagem tiver um nível suficiente para este processo (20 ou
superior), e se você também tiver 20,000 moedas de ouro, este processo
será começado e você será instantaneamente promovido para um rank
superior de sua vocação. Por favor note, no entanto, que promoções são
somente disponíveis para jogadores premiuns. Uma vez que sua premium
account expirar sua promoção será suspensa.






4.11 - Por que o maior lance para uma casa é 0, mesmo que eu fiz um lance?



Considere o tanto de dinheiro do seu lance como um limite
individual, por exemplo, a quantidade de ouro que você deseja pagar
para alugar a casa que você quer. Até que seu limite de lance seja
excedido você dará automaticamente um lance superior aos outros
participantes do leilão por 1 gold piece. Como uma consequência, você
ganhará a casa por 0 de ouro se não tiver outro participante.
Exemplo: Você configurou o seu limite de lance para 1000 gold. Se não
tiver outro participante, o lance continuará a ser mostrado como 0 gold.
Uma vez que outro jogador fazer um lance de 500 gp. No entanto, já que
você configurou um limite superior, você irá dar um lance superior por
um gold piece. Seu lance será mostrado como 501 gold pieces.






4.12 - Eu ganhei um leilão para uma casa, mas eu não recebi a casa. O que houve?



Existem diversas possibilidades. Uma possível expliação é que você
não tinha dinheiro no depot da cidade que a casa que você queria
estava. Note que o dinheiro precisa ser depositado no depot da cidade
que a sua casa é registrada. Você precisa também de dinheiro suficiente
para o primeiro aluguel em adição ao seu preço do seu lance no seu
depot. Finalmente, é possível que sua Premium Account acabou antes que o
leilão ocorreu. Note que somente jogadores premiums podem dar lançes e
alugar casas.





4.13 - Eu perdi minha casa. O que houve com meus items?



Se você perdeu sua casa, todos os seus items serão movidos para o depósito da cidade que a sua casa é registrada.





4.14 - Eu perdi items ou skills. Eles podem ser restaurados ou eu vou ganhar alguma compensação?



Nós lamentamos informar que a princípio não recuperamos quaisquer
items ou skills que foram perdidos em função de lags, kicks, bugs,
roubos, hacks ou qualquer outra razão. Por favor note que reset de um
personagem individual para um estado de um backup
do servidor anterior também não é possível. No mais, também entenda
que nós não podemos compensá-los pela perda de items ou valores de seu
personagem em qualquer modo.






4.15 - Ocorreu um reset de um ou mais mundos. O que isso significa?


Mesmo que a CipSoft esteja trabalhando duro para garantir um jogo
sem problemas sempre, problemas técnicos não podem ser eliminados
completamente. Na pior das hipóteses, isso pode levar a um reset de um
ou mais mundos em função de dados
perdidos. Se um servidor é resetado, um estado do jogo salvo
anteriormente será carregado para garantir que os dados sejam
preservados num modo uniforme. Isso é crucial para garantir a
estabilidade do jogo. Infelizmente, isso significa que todos os
personagems que você tiver no servidor afetados serão resetados para o
estado do backup recarregado. Por favor entenda que nenhuma compensação
ou premium adicional são dados em função de reset de servidores. E
note, que reset de personagems individuais não é possível.






4.16 - O que é modo seguro e como eu posso desligá-lo?

Personagems
configurados no modo seguro ("secure mode") não podem atacar
personagems que não estiverem marcados com uma caveira. Neste modo não é
possível atacar personagems passageiros que sejam inocentes ou amigos
por acidente. Note que você pode sempre defender-se de ataques neste
modo por que agressores serão marcados automaticamente. Lembre-se que o
modo seguro não pode garantir ques eu personagem irá ganhar uma marca de caveira se ele causar dano, por exemplo, fire field ou explosoions.
Seu personagem está no modo seguro no modo padrão. Se você quer mudar
para o modo normal, clique no botão com o símbolo da mão branca do lado
do seu inventório para mudá-lo para um símbolo de punho. Neste modo
você pode atacar livremente todos os outros personagems. Lembre-se, no
entanto, que seu personagem receberá uma marca de caveira se ele atacar
jogadores desmarcados.





5. Regras do Tibia

5.1 - Como eu posso reclamar de outros jogadores?



No Tibia tem gamemasters ("mestre do jogo") que cuidam da
comunidade de jogadores e reforçar as Regras do Tibia. Eles têm o
direito de punir os jogadores que quebram as regras. Você pode denunciar
os jogadores para todos os gamemasters que estão atualmente online
usando o "rule violation report" (Ctrl+R). Você também pode considerar a
postar a sua reclamação nos fórums de gamemasters no forum de Tibia.
Os gamemasters lêem esses fórums periodicamente e postarão a resposta.
Por favor note que os gamemasters não podem interferir se nenhuma Regra
foi quebrada.






5.2 - Por que eu fui banido?



Se você foi banido, você quebrou uma ou mais Regras do Tibia. Por
esta razão você está temporiariamente excluso de ambos forums (Forums
Oficiais) e do jogo por um gamemaster. Por favor entre em sua conta e
veja seu "Criminal Record". Se você não entendeu a razão pelo banimento
ou você gostaria de protestar, dado que este banimento não foi imposto
por um Customer Support. Para fazê-lo, clique na entrada
correspondente ao banimento na sua criminal record e clique em
"Complain". Uma vez que você mandou a sua reclamação para o gamemaster
que baniu você, você receberá uma resposta dele(a) e ele(a) explicará a
razão do banimento para você. Novamente, banimentos impostos pelo
Customer Support são considerados finais, e não é possível reclamar
contra eles.






5.3 - Eu vi um personagem com um nome ilegal. Para quem devo
denunciá-lo?



Se você ver um personagem com um nome que quebre as Regras do Tibia,
por favor denuncie aos tutores no Help Channel ("Canal de Ajuda",
Ctrl+T). Tutores denunciam nomes ilegais diretamente para o Customer
Support que tem a palavra final em quais nomes serão bloqueados do jogo
e quais não. Se um personagem está bloqueado do jogo, o jogador
precisará renomear o personagem.





5.4 - Meu personagem foi namelocked. O que isso significa?



O seu personagem foi bloqueado de entrar no jogo por causa que o
nome dele quebrava as Regras do Tibia. Para continuar a jogar com os eu
personagem você precisa selecionar um novo nome que seja válido. Para
fazer tal entre em sua conta, entre na entrada correspondente da
criminal record e após isso clique no botão "Rename". Uma vez que o
você elegeu o novo nome válido, o Customer Support irá rever o nome
proposto e desbloquear seu personagem se o nome que foi proposto for
válido.





5.5 - Por que e onde eu preciso falar inglês?



Inglês é a língua oficial do Tibia para certificar que os jogadores
de diferentes nacionalidades possam se entender. Por esta razão, inglês
é exigido em todos os canais públicos (game chat, help e trade
channel) e os fórums publicos (Fórums Oficiais). A única exceção é o
Real Life Chat (Canal da Vida Real).
Você também pode usar outras linguagems em mensagems privadas e para conversas no Default Channel






5.6 - Eu fui banido por invalid payment ("pagamento inválido"). O que devo fazer?



Se você foi banido por invalid payment ("pagamento inválido"),
significa que você usou uma Premium Account que não é mais coberto por
um pagamento. Se você quer continuar jogando, você precisa comprar
tempo de Premium Account adicional para cobrir pelo menos o tempo que
você jogou sem pagar pela Premium. Uma vez que o seu novo pagamento foi
confirmado pelo nosso serviço de provedor de pagamento element 5, você
será informado através de e-mail e poderá continuar a jogar.





5.7 - Quando minha criminal record é deletada?



Sua criminal record será deletada automaticamente no começo do mes
depois que pelo menos seis meses passaram desde a sua ultima entrada na
sua criminal record. No entanto, se você cometer ofensas posteriores
neste período de tempo, a data de deletamento da sua criminal record
será adiado propriamente para recalcular a data para coincidir com a
última ofensa.





5.9 - Como eu posso virar um gamemaster?



Lamentamos informar que você não pode mandar uma aplicação para
virar gamemaster no momento. Por favor não nos contate ou os gamemasters
abrangendo isso, você receberá uma rejeição. No entanto, se você
gostaria de ajudar os jogadores dentro do jogo você pode aplicar para virar um tutor. Por favor veja nosso guia de tutor para mais detalhes.






5.10 - Como eu posso virar um tutor?

Tutores
tem habilidades especiais, portanto você precisa coincidir certos
requerimentos. Por exemplo, você precisa ter tido uma Premium Account em
algum ponto da sua account, e sua conta precisa ser registrada. Se
você gostaria de saber como virar um tutor, você encontrará os
requerimentos necessários e todas informações necessárias no guia de tutor.





6. Problemas do Cliente

6.1 - Eu não consigo me conectar aos servidores. Qual é o problema?


Para jogar Tibia você precisa de uma conexão TCP/IP direta funcional
para os servdores do jogo. Se você encontrar algum problema enquanto
estiver se conectando, por favor verifique suas preferências da rede ou
pergunte ao administrador do seu sistema por um conselho. Por favor
note que em alguns provedores de internet restringem a funcionalidade
do acesso a internet, por exemplo, eles só permitem alguns que
programas (geralmente browsers) funcionem, enquanto outros programas
como o cliente são bloqueados de acessar a internet. É possível que uma
conexão aos servidores foi evitada por causa de um proxy ou firewall
que protege seu computador. Por favor certifique-se que as conexões
para a porta 7171 dos servidores do jogo estão permitidas. Veja também
se você entrou recentemente no servidor de testes, é possível que o
"Test Server Login" ainda está ativado na sua opção de redes no
cliente. Remova o "X" na opção correspondente para permitir acesso aos
servidores regulares.

Se você recebeu a mensagem de erro "Server is not online", o servidor
está offline por causa de um reparo ou problemas técnicos. Por favor
espere até que o servidor seja reiniciado.




6.2 - Minha conexão aos servidores é ruim. O jogo trava ou eu sou desconectado. O que eu posso fazer?


Por favor verifique as prefêrencias da rede para certificar-se que a
conexão está configurada corretamente. Você deve lembrar-se que
tráfego adicional tais como dowloads podem deixar a conexão lerda
temporiariamente. Lembre-se que conexões de internet são tipicamente
completados por aparelhos intermediários chamados de "routers"
("roteadores"), e esta conexão entre o seu computador e os nossos
servidores podem ficar instáveis se apenas um desses roteadores tiver um
problema. Como um resultado nós não podemos guarantir conexões
completamente estáveis todos os tempos por que a conexão de qualidade
fica além do nosso controle. No entanto, recomendamos que você jogue num
servidor que é situado perto de seu país para minimizar a distância
entre seu computador e os nossos servidores. Como um último recurso você
pode considerar a entrar usando outro provedor. Talvez um outro
provedor pode oferecer uma conexão melhor aos nossos servidores.




6.3 - O cliente está lerdo. O que eu posso fazer?



Se o cliente rodar muito devagar no seu computador, você pode tentar as seguintes opções no menu do cliente:







  • Vá a Options -> Graphics e mude para um modo de tela cheia com
    resolução e paleta de cor reduzida (exemplo: 640x480, 16 bits)

  • Vá a Options -> Graphics -> Advanced e ligue ou desligue o "Show Light Effects".
  • Vá a Options -> Graphics -> Advanced e diminua a barra de FPS.

Você também pode tentar atualizar o driver da sua placa de vídeo e o DirectX para a última versão.





6.4 - Eu recebi o erro "Video surface allocation failed (error Code 12)." O que posso fazer?


Se você recebeu este erro, significa que seu cliente não é capaz de
especificar a configuração de gráficos apropriadas. Portanto você
deve especificar manualmente.

Clique com o botão direito no ícone do Tibia e selecione Propriedades.
Na seção Atalho, olhe pela linha Destino. Deixe tudo na linha como
estiver. No final da linha deixe um espaço, escreva engine, dê outro
espaço e escreva um 0 para usar DirectX 5.0, 1 para OpenGL e 2 para DirectX 9.0. Se você estiver em dúvidas qual é a configuração melhor para ser usada, experimente qual é a melhor opção para você.

Exemplo:






  • DirectX 5.0: "C:\Arquivos de Programas\Tibia\Tibia.exe" engine 0
  • OpenGL: "C:\Arquivos de Programas\Tibia\Tibia.exe" engine 1
  • DirectX 9.0: ""C:\Arquivos de Programas\Tibia\Tibia.exe"engine 2"

Por favor note que se você jogou Tibia antes do cliente 7.7, adicionar
um 0 para DirectX 5.0 permitirá que você jogue Tibia como antes.





6.5 - Desde o último update eu fico recebendo o erro "Could not delete old Tibia program Tibia,exe O que posso fazer?


Existem diversas explicações do porquê você recebeu esta mensagem. É
possível que você não tem direitos de editar os arquivos na pasta do
Tibia. Você deve entrar no computador como administrador e baixar o
novo cliente. Se isso não é possível para você, pergunte seu
administrador de sistema por um conselho.

É possível também que você tenha um arquivo com um nome errado no seu
computador. Por favor abra a pasta do Tibia no seu computador. Se você
achar um arquivo chamado tibia.bak, renomeie para tibia.exe. O patch deve funcionar normalmente para você agora.

Se nenhuma das soluções acima funcionou para você, por favor baixe o
cliente do nosso website denovo e reinstale o Tibia. Se certifique que
um cliente do Tibia não esteja rodando no seu computador.




6.6 - O cursor do mouse não funciona corretamente. O que eu posso fazer?



Por favor vá a Options -> Graphics -> Advanced e verifique se a
situação melhora se você ativar ou desativar a opção "Windows Mouse
Pointer".




6.7 - As luzes e sombras são mostradas como pixels pretos. O que está acontecendo?



Vá a Options -> Graphis -> Advanced e tente ativar o "Show
Light Effects". Se isso não for possível, seu adaptador de vídeo
provavelmente não suporta aceleração 3D.
Como um resultado, as luzes e sombras serão mostradas como pixels
escuros distorcidos. Por favor tente mudar a tela cheia, por que a
aceleração 3D algumas vezes não funciona com certos modos de gráfico.
Você pode considerar tentar diferentes modos gráficos com diferentes
resoluções e quantidades de cor.





6.8 - Minha janela de jogo é muita pequena e não se redimensiona automaticamente. O que posso fazer?



Vá a Options -> Graphics -> Advanced e desative "Don't
stretch/shrink map". Se o seu cilente se tornar notoriamente devagar
após desativar esta opção, recomendamos que você deixe como está e mude
para um modo gráfico com resolução reduzida (exemplo: 800x600 pixels).




6.9 - O cliente usa 100% dos recursos do computador. Existe algo que eu possa fazer?



Sim. Vá a Options -> Graphics -> Advanced e verifique o seu
limites de frame. Se for configurado como "Max", por favor diminua a
barrinha para um valor decente. Talvez seja necessário fazer alguns
experimentos aqui. Uma vez que você terminar os experimentos o seu computador deve usar menos dos recursos deles no Tibia, e o jogo funcionará mais rápido.







6.10 - Eu posso fazer com que os nomes mostrados acima das cabeças das criaturas e personagems desapareçam?



Sim. Vá a Options -> General e desative "Show Names of
Creatures". Quando você estiver no jogo, apertando Ctrl+N funcionará
para a mesma função. Por favor note que o Ctrl+N tem a vantagem


adicional que também permitirá você a desativar o nome das criaturas mantendo a barra de vida delas na tela.




6.11 - Eu posso desligar a HP perdida mostradas acima dos personagems e criaturas?



Sim. Vá a Options -> General e desative "Show Textual Effects".




6.12 - Posso usar controles de mouse alternativo?



Sim. Vá a Options -> General e ative "Tibia Classic Control".
Clicar com o botão direito irá causar com que o personagem use o item,
enquanto clicar com o botão do mouse numa criatura fará o personagem
atacar essa criatura. Para usar o menu, segure a tecla Ctrl e clique no
alvo usando qualquer botão do mouse.





6.13 - Meu personagem para de perseguir oponentes quando eu clico no mapa. Eu posso mudar isso?



Sim. Vá a Options -> General e desative "Auto Chase Off".




7. Outras perguntas

7.1 - Eu encontrei um erro no jogo (bug). Para quem devo denunciá-lo?


Por favor denuncie bugs para os tutores no canal de ajuda (Ctrl+T).
Eles podem fazer um relato do bug que será enviado diretamente para a
CipSoft.

Lembre-se que os relatos devem ser com mais detalhes possíveis.
Idealmente, você deve dar uma descrição do bug, uma curta avaliação da
seriedade do bug e mais importante, uma listagem detalhada dos passos
que você fez para reproduzí-lo. Lembre-se de se concentrar na informação
importante e deixar qualquer coisa que seja supérflua de fora.

Se o seu cliente quebrar por causa de um bug, um relato do erro é
escrito no seu arquivo de erros. Você vai ser pedido para enviar esse
relato a próxima vez que você entrar no jogo. Não tem necessidade de denunciar tais erros além de completar o formulário na entrada.




7.2 - Eu tenho uma ótima idéia para o jogo! Para onde eu posso mandá-las?



Convidamos você a discutir sua idéia com outros jogadores nos fórums
oficiais de proposta. A Equipe CipSoft verifica esse fórum
regularmente, mesmo que eles não entrem em nenhuma discussão lá. Se a
idéia combinar com o contexto do Tibia, tem uma boa chance que será
implementada no jogo.




7.3 - O que é um test server ("servidor de testes") e como posso entrar nele?



Servidores de testes são postos onilne para testar novas funções e
areas antes que eles sejem implementados no jogo. Portanto, eles são
normalmente configurados alguns dias antes de um update, dado que tenha
funções que precisem ser testadas. Para saber se tem um test server online ou não, por favor olhe nossas notícias.

Se um servidor de testes estiver online e você gostaria de entrar nele,
por favor faça uma cópia da sua pasta do Tibia. Isso é necessário pois
você não será permitido entrar nos servidores regular com o cliente de
versão teste. Comece o cliente do Tibia copiado, marque a opção "Test
Server Login" nas preferências de network e entre. Você receberá um
patch para seu cliente. Esteja preparado para ficar numa longa fila por
algum tempo mesmo que você tiver premium account. Por favor entenda que
a capacidade num servidor de teste é limitada.





7.4 - É possível conseguir os protocolos de comunicação que são enviados entre os servidores e os clientes?



Lamentamos, mas o código não é aberto ao público.




7.5 - Eu posso conseguir o código para os servidores do jogo?



Lamentamos, mas o código não é aberto ao público.




7.6 - Eu posso conseguir o editor de mapa e fazer algumas áreas para o Tibia?



Agradeçemos a sua oferta de ajuda, mas por favor entenda que o editor
de mapa é para uso interno somente. O time de desenvolvmento do jogo
está em constante trabalho para extensões e melhoras do mapa.





7.7 - É possível tirar screenshots do jogo?



Sim. Para tirar uma screenshot aperte "Print" no seu teclado. Tudo
que você precisa fazer é abrir um prográma de gráficos (qualquer software comum serve, exemplo, Windows Paint) e insira sua screenshot apertando Crtl+V.





7.8 - O que são senators (senadores)?





A CipSoft emprega o título honorário de senador nos ajudantes
voluntários que uma vez serviram a comunidade do Tibia bem. Senadores
retêm uma função advisória mas não tem nenhum poder ativo, por exemplo,
de um gamemaster. Eles são considerados jogadores regulares em outros
aspectos. Por favor note que só gamemasters aposentados ou tutores
experientes podem virar senadores. Essa decisão de quem vira senador
cabe somente a CipSoft.